O que fazer para não perder o condicionamento físico durante as férias?



As férias de Julho estão chegando, e com elas chegam também o inverno e o período de festas. Nessa época é comum que as pessoas acostumadas a praticar esportes ou atividades físicas deixem de lado esses hábitos por conta de estarem viajando e querendo aproveitar os dias de descanso.

Para não perderem em tão pouco tempo o condicionamento que ganharam durante todo o início do ano, “o ideal é realizar algum tipo de atividade física, de maneira regular - 4 a 5 vezes por semana, recomenda o Dr. Rogério Vidal.


Uma boa alternativa para aqueles que passarão as  férias no campo são exercícios como: caminhadas,  alongamentos, vôlei ou até mesmo a famosa “pelada” com os amigos. Estes tipos de exercícios, além de proporcionarem a perda de calorias, trabalham a coordenação motora e fortalecem os músculos.


“É importante também que antes e depois de realizar qualquer tipo de atividade física seja feito um alongamento em todo o corpo, com objetivo de prevenir lesões”, orienta o médico.

Aqueles que decidiram aproveitar as férias para iniciar alguma  atividade física, devem ter cuidado redobrado, pois se não estiverem fisicamente preparados, devido ao sedentarismo, podem desenvolver lesões como : dores musculares de esforço físico , distensões musculares, tendinites de esforço, dores articulares ou dores em seguimentos específicos como a coluna, ombro, joelho, por sobrecarga destas regiões e até fraturas por quedas durante o esporte ou fraturas de estresse quando a atividade for prolongada e intensa para aquele organismo que não possui o condicionamento físico adequado.

Dr. Rogério Vidal de Lima – Ortopedista

Veja a matéria publicada pelo site Folha Geral.

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