Salto alto pode causar problemas na coluna


O uso desse tipo de calçado deve ter equilíbrio

O salto alto passa aquele ar de elegância, beleza e refinamento. Mas, também pode trazer problemas à coluna se usado com uma frequência excessiva. O ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Rogério Vidal, alerta para os malefícios causados a vida da mulher que não tem equilíbrio na hora de dosar o uso desse tipo de calçado. “Os saltos muito altos podem levar a retrações musculares, encurtamentos e provocar dor intensa na sola dos pés, panturrilha e costas. O ideal é o equilíbrio: nem um salto muito alto, nem muito baixo”, pondera o ortopedista. Os sapatos muito baixos, e totalmente planos, também podem afetar a coluna e afetar até de forma mais severa do que um sapato de salto alto.


Segundo o especialista, não existe um consenso sobre a altura ou quantidade de vezes que é seguro usar salto sem prejudicar a coluna. "O limite está diretamente relacionado ao conforto de quem usa. Tudo depende do biotipo da mulher, adaptação ao tipo de salto e calçado, necessidade, costume de usar salto”, explica o especialista. ​Confira algumas dicas dadas pelo especialista para cada tipo de calçado: Anabela: Não há restrições, salto confortável. Rasteirinha/havaiana: Provoca dor na região inferior do calcanhar, quando usada em excesso, o uso é restrito.


Alpargata: Uso restrito. Assim como as rasteirinhas, a alpargata pode causar dor na sola dos pés. Scarpim: Não ocasiona grandes problemas desde que tenha um salto médio e o bico não seja muito fino. Salto agulha: O uso prolongado não é recomendado, pois esse tipo de salto pode causar desequilíbrio, torções e sobrecarga. Ideal para compromissos sociais que não exijam muita movimentação. Sandália gladiadora: O uso é restrito.

Sapatilha: O ideal é que tenha um saltinho já que as muito baixas podem causar dores nos pés. Sapatênis: Apesar de serem muito confortáveis, alguns modelos causam instabilidade e podem gerar entorses. Fora esse pequeno problema com alguns modelos, o uso é ilimitado.

EM DESTAQUE
EM DESTAQUE

Rogério

  Vidal

LOCALIZAÇÃO

Av. Lavandisca 741  |  Cj. 105

Tel.: 11 3032-1811

Tel.: 11 3232-1050

ORTOPEDIA e TRAUMATOLOGIA Especializado em Coluna

TIRE DÚVIDAS OU ENVIE UMA SUGESTÃO

VÂNIA CAPARROZ PARA AGE IMAGEM

RV