Artrose atinge mais de 10 milhões de brasileiros


Problema nas articulações já afastou mais de 150 mil pessoas do trabalho entre 2010 e 2014

É comum que a partir dos 30 anos a pessoa comece a sofrer um desgaste nas articulações, principalmente nas articulações de muito movimento. Esse desgaste que nós temos na superfície articular é chamada de artrose, que já acomete no Brasil mais de 10 milhões de pessoas, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Dados do INSS apontam que entre 2010 e 2014, mais de 150 mil pessoas receberam auxílio por estarem inaptas ao trabalho em função da artrose. Dr. Rogério Vidal de Lima, ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas, diz que as causas da Osteoartose são variadas e entre elas aparecem a falta de exercício físicos e a obesidade, que podem ajudar na manifestação do problema.

“A artrose pode acontecer em qualquer articulação. As causas dependem do tipo do trabalho, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, se possui doenças degenerativas ou é obeso. Tudo isso pode causar um desgaste maior nas articulações”, explica o especialista.

Cerca de 20% dos adultos brasileiros tem artrose segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Segundo Vidal, é possível se prevenir praticando exercícios físicos e tendo uma alimentação balanceada. Essas medidas ajudam a retardar o aparecimento dos sintomas. Ele reitera ainda que hoje o procedimento cirúrgico é utilizado em último caso. “Como o paciente tem buscando, de forma mais precoce os tratamentos, conseguimos dar uma qualidade de vida a pessoa, prevenindo a cirurgia O procedimento cirúrgico se tornou a última opção e é utilizado só em casos de uma artrose severa”, conclui o doutor Rogério Vidal.

EM DESTAQUE
EM DESTAQUE

Rogério

  Vidal

LOCALIZAÇÃO

Av. Lavandisca 741  |  Cj. 105

Tel.: 11 3032-1811

Tel.: 11 3232-1050

ORTOPEDIA e TRAUMATOLOGIA Especializado em Coluna

TIRE DÚVIDAS OU ENVIE UMA SUGESTÃO

VÂNIA CAPARROZ PARA AGE IMAGEM

RV