PREVINA

​Abaixo você pode conferir algumas respostas do doutor Rogério Vidal para as perguntas mais comuns que ele recebe no consultório. Aproveite e veja as dicas.

1. Qual a postura correta?
O ideal é manter a coluna sempre ereta com os ombros voltados para trás. O queixo também deve estar ereto e o olhar na direção do horizonte. 

 

2. Minha coluna travou. O que fazer?
Em geral, quando a coluna trava de repente, a pessoa fica bastante assustada, além de sentir muita dor. Mas, os piores casos são aqueles nos quais a pessoa fica 'presa' em uma mesma posição, sem conseguir se mexer. Caso isso aconteça, não se preocupe. Os músculos das costas sempre “destravam”. Porém, nessas situações, é necessário repouso e aplicação de compressas com água morna ou bolsas de água quente envoltas em toalha úmida. Caso os sintomas persistam, procure um ortopedista.

3. Devemos usar bolsas quentes ou frias para a dor nas costas? 
Não há diferença. Porém, o calor costuma oferecer mais conforto.

4. Hérnia de disco tem cura?
Quando falamos em hérnia de disco devemos imaginar que a estrutura utilizada como um “amortecedor” entre nossas vértebras saiu do local habitual. Isso pode comprimir os nervos da coluna causando uma dor intensa. Na maioria dos casos, os nervos cicatrizam e acabam sendo reabsorvidos pelo organismo. Apesar disso, é muito importante o acompanhamento de um especialista.  


5. Qual a maneira mais adequada para a mulher carregar a bolsa sem prejudicar a coluna?
Bolsas pesadas são muito prejudiciais. O mais importante é que ela esteja leve. Outra dica é trocar sempre de ombro para não sobrecarregar um lado só.


6. Qual é o melhor colchão e travesseiro para as minhas costas?

O colchão ideal mantém o mesmo alinhamento natural da coluna de quando estamos de pé. Ele deve promover conforto para que a pessoa tenha uma boa noite de sono, condição fundamental para nossa saúde e o rendimento no dia a dia. Hoje, já podemos encontrar uma infinidade de tipos diferentes de colchão, mas na realidade não há diferença entre os de mole ou espuma. O fundamental é não ser nem muito mole e nem duro demais.

A escolha correta do travesseiro também vai interferir, bastante, na qualidade do seu sono. Os muito baixos podem causar dor no pescoço; os muito altos, nas costas. Já aqueles duros demais, machucam a cabeça e prejudicam o descanso. A ausência de travesseiro também é prejudicial à coluna. O ideal é sempre escolher um que seja macio, mas que deixe a cabeça na horizontal. Nem com o pescoço elevado demais nem para baixo demais.

8. Tenho lordose, cifose e escoliose. O que fazer?
Cifose é a excessiva curvatura da coluna vertebral no plano sagital. Lordose ou hiperlordose é o encurvamento excessivo da parte inferior da coluna e pode ser gerada por má postura. Ambas fazem parte das curvas fisiológicas da coluna. Já a escoliose é a curvatura anormal da coluna vertebral no plano lateral. O tratamento correto só poderá ser indicado por um especialista.


9. Qual a mochila ideal para a escola?
É muito comum o uso errado das mochilas por estudantes de todas as idades. O que poucos sabem, mas é muito importante, é que jamais devem ser carregadas em apenas um dos ombros. Elas devem estar sempre bem ajustadas nos ombros e não podem exceder 10% o peso corpóreo da pessoa. Quem tem necessidade de carregar mais coisas, deve optar por modelos com rodinhas.


10. Qual a melhor posição para dormir? 
A posição ideal para descansar a coluna durante o sono é de lado. Preferencialmente, com os joelhos dobrados e um travesseiro entre eles. Caso prefira dormir de costas, é recomendável colocar um travesseiro sob os joelhos para auxiliar a curva inferior das costas. A posição menos indicada é a de barriga para baixo com a cabeça elevada em um travesseiro alto, pois isso aumenta a pressão sob o diafragma, diminuindo a qualidade do sono.


11. Salto alto prejudica a coluna?

O uso de salto alto não prejudica a coluna vertebral. Porém, deve ser evitado o uso prolongado desse tipo de calçado, principalmente quando o salto for fino e muito elevado. Isso  causa a má distribuição do peso corporal. Da mesma forma, evite o uso de sapatos rasteiros, sem salto algum. Eles também prejudicam a coluna.

Rogério

  Vidal

LOCALIZAÇÃO

Av. Lavandisca 741  |  Cj. 105

Tel.: 11 3032-1811

Tel.: 11 3232-1050

ORTOPEDIA e TRAUMATOLOGIA Especializado em Coluna

TIRE DÚVIDAS OU ENVIE UMA SUGESTÃO

VÂNIA CAPARROZ PARA AGE IMAGEM

RV